É na tecnologia que a Multimédia assenta – graças à tecnologia a Multimédia pode ser experimentada. A utilização diversificada de diferentes meios, entre o emissor e receptor, para a divulgação da mensagem é, de maneira simples, o que significa a Multimédia.
1 - Conceito de Multimédia:
Tendo em conta a raiz etimológica da palavra “Multimédia” nota-se que este termo pode ser separado em duas partes: “Multi” e “Média”.
O vocábulo Multi é proveniente da
|
O vocábulo Média é o plural da palavra
|
palavra do latim multus, cujo significado
|
do latim médium, que significa meio.
|
pode ser traduzido pelas palavras:
| |
múltiplo ou numeroso.
|
Sendo assim, a definição mais acertada para Multimédia pode ser: uso diversificado de meios, entre o emissor e o receptor, para a divulgação da mensagem.
2-Tipos de Media:
Podemos distinguir os tipos de media quanto à sua natureza espácio-temporal e quanto à sua origem em media capturados (vídeo, áudio, fotografia) e media sintetizados (texto, gráfico, animação).
- Quanto à Natureza Espácio-temporal:
Segundo a sua natureza espácio-temporal os tipos de media podem ser agrupados em dois grandes grupos, os estáticos e os dinâmicos.
Estáticos: Os estáticos agrupam elementos de informação que são independentes do tempo, alterando somente a sua dimensão quanto ao espaço. É constítuido por elementos que permanecem estáticos ao longo do tempo.
Exemplos: o texto, a imagem e o gráfico
Dinâmicos: Abrange elementos que necessitam do tempo, isto é, reproduzem-se continuamente à medida que o tempo passa;
Exemplos: Vídeo, Áudio e Animação
- Quanto à sua origem podemos dividi-los em duas sub-categorias:
Capturados: Os capturados são aqueles que resultam da recolha do exterior para o computador, através de dispositivos, por exemplo o scanner, a câmara digital e o microfone (fotografia, vídeo e áudio);
Sintetizados: São aqueles que são produzidos pelo próprio computador, como é o caso dos textos, gráficos, animações, entre outros.
3-Modos de divulgação de Conteúdos Multimédia:
Os modos de divulgação dos conteúdos multimédia podem ser divididos em dois : a divulgação online e a divulgação offline.
- Multimédia online: Conteúdo multimédia divulgados pela Internet.
- Multimédia offine: Conteúdos multimédia divulgados através de unidades de armazenamento de informação.
Sem comentários:
Enviar um comentário