quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Utilização do sistema multimédia - Texto

      As fontes tipográficas são conjuntos de caracteres que podem representar letras, números ou símbolos. São armazenadas em ficheiros de fonte que, posteriormente, podem ser visualizadas no ecrã e impressas. Existem dois tipos de fontes: as fontes bitmapped e as fontes escaladas.

  • As fontes bitmapped são guardadas como uma matrix de pixeis; dai ao serem ampliadas, perdem a sua qualidade. Estas fontes são criadas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica. Existem cinco fontes bitmapped: Courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.
  • As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente, podendo ser interpretadas para qualquer tamanho. Estas fontes possuem informação para construir os seus contornos a partir de linhas e curvas, sendo estas preenchidas para apresentarem a aparência de formas contínuas. As várias fontes escaladas são: Type1, True Type e Open Type.
      Os tipos de letra são representadas por nomes e classificados segundo certas famílias tipográficas. Designa-se por família tipográfica uma variedade de caracteres com características e detalhes semelhantes entre si. Helvética (Arial) e Times são as famílias tipográficas mais conhecidas.

      Os tipos de letras podem apresentar serifa ou não:  

  • As letras com serifas contêm pequenos traços e prolongamentos situados no fim das extremidades destas como, por exemplo, a família Times, Estas fontes são principalmente utilizadas em blocos de texto, uma vez que as serifas tendem a guiar o olhar através do texto.
  • Já a Helvética (Arial) representa a família das fontes sem serifa, que são utilizadas em títulos, pois chamam mais a atenção do leitor.


     

Resultado de imagem para arial
      Arial foi desenvolvida como uma fonte bitmapped por Robin Nicholas e Patricia Saunderes em 1982, no Reino Unido. A Arial é a forma padrão de um conjunto de fontes derivadas desta como Arial Bold, Arial Italic, etc. A Arial é conhecida entre os designers gráficos pela sua semelhança com a Helvética; no entanto, a Arial foi inspirada no desenho de uma outra fonte, a Akzidenz Grotesk, que posteriormente serviu de inspiração ao desenho da Helvética.



Nuvem De Palavras
fonte: https://wordart.com/create














Sem comentários:

Enviar um comentário

FIM DE ANO!

Com a criação de uma aplicação no AppInventer nos despedimos de Aplicações Informáticas B e do secundário! Foi uma época de estudo e ...