quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Utilização do sistema multimédia - Imagem

Imagem:


Resultado de imagem para muro de berlim queda      A palavra imagem provem do latim e significa figura, representação, semelhança ou aparência de algo, ou seja, é a representação visual de um objeto através de técnicas de fotografia, de pintura, de desenho e de vídeo.
     Por exemplo: “Esta imagem representa a queda do muro de Berlim”, “És a imagem chapada do teu pai”, “Preciso de uma imagem para ilustrar a minha ideia”.

      Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrónicos. As imagens digitais têm aplicações tanto nos campos comercial e industrial como nos campos científico, pedagógico, lúdico, etc. Estas por sua vez, podem ser impressas em revistas, jornais, textos e livros, gravadas em suportes físicos, editadas e manipuladas através de programas informáticos e transmitidas pelas redes info
rmáticas.

Resultado de imagem para imagem vs imagem digital


       Cor é uma palavra que vem do latim color. Essa palavra chega ao latim a partir da raiz indo-europeia *kel-, que quer dizer “esconder” ou “encobrir”. Assim, colorir teria o significado literal de encobrir ou esconder usando cores.              Na cor branca estão compreendidas as sete cores do espectro, sendo elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Também são essas as cores presentes em um arco-íris.       Assim, as cores são percepções visuais que temos quando olhamos para os objetos, que sofrem algum tipo de iluminação, através de uma fonte de luz.
       É possível dizer que os objetos não têm cor definida e sim que nós, a partir da visualização dos mesmos, obtemos uma informação de nosso cérebro sobre determinada cor.
       A cor que percebemos é definida por fatores naturais ou físicos e está relacionada à fonte de luz sobre o objeto e a reação do mesmo. Quando essa fonte, que possuí todas as cores, atinge determinado objeto, ele reflete de volta as cores, porém aquela que não é refletida de volta é a que nós conseguiremos visualizar, sendo possível dizer que aquela é a cor do objeto.






Fonte: https://pixabay.com/
    



Visão escotópia - capta baixos níveis de luminosidade, ou seja, é sensível às suas alterações, mas não é sensível ao comprimento de onda, não detectando a cor. Este tipo de visão é utilizado durante a noite, ou estando em ambientes escuros depois de certo tempo, onde o olho passa a ser mais sensível às ''luzes azuis''. Os sensores utilizados pela visão escotópica são os bastonetes (células do olho humano que têm capacidade de reconhecer a luminosidade).
Visão fotópica - possibilita a visualização das cores e é utilizada durante o dia ou em níveis normais de luminosidade. Este tipo de visão só funciona para elevados níveis de luminosidade e é sensível ao comprimento de onda da luz visível. Os sensores utilizados pela visão fotópica são os cones, especialmente três tipos diferentes (células do olho humano que têm capacidade de reconhecer as cores).    
Cones:   
  • 64% são do tipo vermelho
  • 32% do tipo verde      
  •  2% do tipo azul


Resultado de imagem para Visão escotópica


“A COR está presente em tudo o que observamos”

A Cor está presente em tudo o que observamos, desempenhando um papel essencial na perceção dos objetos através da presença da luz, conferindo realismo às imagens e às cenas visualizadas.
O realismo e a naturalidade do que é observado é tanto maior quanto maior for a fidelidade da reprodução da cor, que se obtêm a partir de modelos de cor corretos e precisos.
O conceito de cor está associado à perceção, pelo sistema de visão do ser humano, da luz emitida, difundida ou refletida pelos objetos, sendo considerada um atributo dos mesmos. A luz contém uma variedade de ondas eletromagnéticas com diferentes comprimentos de onda que constituem o espetro de luz visível do ser humano e estão associados a diferentes cores.


Sem comentários:

Enviar um comentário

FIM DE ANO!

Com a criação de uma aplicação no AppInventer nos despedimos de Aplicações Informáticas B e do secundário! Foi uma época de estudo e ...