No âmbito da subunidade da imagem iniciamos os nossos trabalhos no CorelDraw. Aqui ficam as nossas 1ª obras de arte.
sexta-feira, 30 de novembro de 2018
sexta-feira, 23 de novembro de 2018
Exploração da ferramenta "Canva" - Segurança na Internet
No âmbito de uma campanha de sensibilização sobre os perigos na Internet, o nosso grupo utilizou o programa "Canva" de modo a criar um cartaz alusivo à segurança na Internet. Espero que gostem e cuidado com o que fazem na Internet. (https://www.canva.com/)
sexta-feira, 16 de novembro de 2018
Utilização do sistema multimédia - Imagem
Formato de Ficheiros
Compressão é um procedimento computacional aplicado a uma imagem digital com a finalidade de diminuir o tamanho final do arquivo que representa a imagem. Após a aplicação do procedimento a quantidade total de dados necessária para representar uma imagem é reduzida.
Dois fatores importantes para analisar a compressão de uma imagem digital são:
- A taxa de compressão;
- A velocidade de processamento.
O tipo de compressão aplicado pode ser com ou sem perda de dados:
- A compressão sem perda de dados é normalmente aplicada em imagens em que a qualidade e a fidelidade da imagem são importantes, como para um fotógrafo profissional, ou um médico quanto às radiografias. São exemplos deste tipo de compressão os formatos: PNG e TIFF (apesar de algumas variantes deste terem perda de dados).
- A compressão com perda de dados é utilizada nos casos em que a portabilidade e a redução da imagem são mais importantes que a qualidade, sem no entanto esquecer esta. É o caso das máquinas fotográficas digitais, que gravam mais informação do que o olho humano deteta. O formato JPEG usa este tipo de compressão em imagens. O formato GIF também tem uma compressão com perdas, mas diferente do JPEG, usa uma compressão que prejudica muito a qualidade da imagem.
Alguns formatos de ficheiros Bitmap são:
- BMP: O Bitmap é um dos formatos de imagens mais antigos e também um dos mais simples. Bastante utilizado nos sistemas operacionais Microsoft Windows, as imagens neste formato podem suportar milhões de cores e preservam os detalhes. No entanto, os arquivos neste padrão costumam ser muitos grandes, já que não utilizam compressão. Este processo até é possível em imagens com 256 cores ou menos, mas não é comum.
- GIF: O GIF é o formato de arquivo frequentemente usado para exibir gráficos e imagens de cores indexadas em documentos HTML na Web e em outros serviços online. Trata-se de um formato com compactação LZW desenvolvido para minimizar o tamanho do arquivo e o tempo de transferência eletrónica. Ele preserva a transparência em imagens de cores indexadas, mas não inclui suporte para canais alfa.
- JPEG: O formato JPEG é usado frequentemente para exibir fotografias e outras imagens de tons contínuos em documentos HTML na Web e em outros serviços online. O formato JPEG oferece suporte a modos de cores CMYK, RGB e Tons de Cinza, mas não oferece suporte à transparência. Ao contrário do formato GIF, o JPEG preserva todas as informações de cores de uma imagem RGB, mas faz a compactação de arquivos descartando dados de maneira seletiva.
- PDF: O PDF é um formato de arquivo flexível que pode ser usado em várias plataformas e em diversos aplicativos. Com base no modelo de criação de imagens PostScript, os arquivos PDF exibem e preservam com precisão fontes, layouts de página, gráficos vetoriais e gráficos de bitmap. Além disso, podem conter recursos de pesquisa e navegação em documentos eletrónicos, como links. O PDF oferece suporte para imagens de 16 bits por canal.
- PNG: O formato PNG, é um dos padrões mais recentes, com a sua primeira especificação tendo surgido em 1996. Seu desenvolvimento foi motivado, em parte, pela restrição de patente existente no formato GIF, conforme explica o tópico anterior.O PNG reúne, portanto, as características que tornaram o GIF tão bem aceito: animação, fundo transparente e compressão sem perda de qualidade, mesmo com salvamentos constantes do arquivo. Porém, conta com um grande diferencial: suporta milhões de cores, não apenas 256, sendo, com isso, uma ótima opção para fotos.
- TIFF: O formato TIFF é um antigo formato gráfico, permitindo armazenar imagens bitmap (raster) de dimensão considerável (mais de 4 Gb comprimidos), sem perda de qualidade e independentemente das plataformas ou dos periféricos utilizados. O formato TIFF permite armazenar imagens a preto e branco, a cores reais (True color, até 32 bits por pixéis) bem como imagens indexadas, fazendo uso de uma paleta de cores.
Formatos de ficheiros de imagem vetorial:
- CDR (CorelDraw): O CorelDRAW é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logótipos, capas de revistas, livros, etc.
- SXD (OpenOffice.Org DRAW): Possui uma ferramenta para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, logótipos e tudo mais, seguindo o mesmo conceito do CorelDraw, só que gratuito e também com grande qualidade, suportando a inclusão de imagens, gráficos, desenho de vetores e formas geométricas, textos, filmes, sons.
- SVG (Scalable Vector Graphics): Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vetoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados.
- PS (PostScript): É uma linguagem de programação especializada para visualização de informações, ou uma linguagem de descrição de páginas, originalmente criada para impressão e posteriormente modificada para o uso com monitores (‘display PostScript’). A linguagem fornece uma máquina de pilha e comandos específicos para o desenho de letras e figuras, incluindo comandos de traçado e formas de representação de imagens.
- WMF (Windows Meta File): É um formato de arquivo gráfico do Sistema Microsoft Windows. Estes arquivos são portáveis entre as aplicações e possuem no seu conteúdo a característica gráfica vetorial, que ao ser visualizado mantém as características originais de imagem mesmo quando de sua ampliação.
quarta-feira, 14 de novembro de 2018
Utilização do sistema multimédia - Imagem
- Pixel: é o menor elemento num dispositivo de exibição ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels forma a imagem inteira.
- Resolução: A resolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo aplica-se igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Quanto mais alta a resolução da imagem, maior é o detalhe da mesma.
- Profundidade da cor: A profundidade da cor é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Este conceito é conhecido também como bits por pixel (bpp), particularmente quando especificado junto com o número de bits usados. Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.
- Tamanho do ficheiro: O tamanho de arquivo de uma imagem corresponde ao tamanho digital do arquivo de imagem, medido em kilobytes (K), megabytes (MB) ou gigabytes (GB). O tamanho do arquivo é proporcional às dimensões em pixels da imagem. Imagens com um número maior de pixels podem reproduzir mais detalhes em um determinado tamanho impresso, mas exigem mais espaço em disco para armazenamento e podem ser mais lentas na edição e impressão. Consequentemente, a resolução da imagem torna-se um ajuste entre a qualidade da imagem (capturando todos os dados necessários) e o tamanho do arquivo. Outro fator que afeta o tamanho do arquivo é o formato do arquivo.
Modelos de cor
- RGB: RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho ( Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O objetivo do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrónicos como monitores de Tv e computador, "datashows", scanners e câmaras digitais, assim como ma fotografia tradicional.
- CMYK: CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black). O CMYK funciona devido à absorção de luz que não é absorvida. Este sistema é utilizado pelas impressoras.
- HSV: HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue (matiz), saturation (saturação) e value (valor). Esse sistema de cores define o espaço de cor conforme descrito abaixo, utilizando seus três parâmetros:
- Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%.
- Valor (brilho): Define o brilho da cor. Atinge valores de 0 a 100%.
- Saturação: Também chamado de "pureza". Quanto menor esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem. Atinge valores de 0 a 100%.
- YUV: O padrão YUV é um modelo de representação da cor dedicado ao vídeo analógico. Baseia-se num modo de transmissão vídeo de componentes separadas que utilizam três cabos diferentes para fazer transitar as informações de luminância (luminosidade) e dois para as componente de crominância (cor).
quarta-feira, 7 de novembro de 2018
Utilização do sistema multimédia - Imagem
Imagem:
Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrónicos. As imagens digitais têm aplicações tanto nos campos comercial e industrial como nos campos científico, pedagógico, lúdico, etc. Estas por sua vez, podem ser impressas em revistas, jornais, textos e livros, gravadas em suportes físicos, editadas e manipuladas através de programas informáticos e transmitidas pelas redes informáticas.
Fonte: https://pixabay.com/
A palavra imagem provem do latim e significa figura, representação, semelhança ou aparência de algo, ou seja, é a representação visual de um objeto através de técnicas de fotografia, de pintura, de desenho e de vídeo.
Por exemplo: “Esta imagem representa a queda do muro de Berlim”, “És a imagem chapada do teu pai”, “Preciso de uma imagem para ilustrar a minha ideia”.
Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrónicos. As imagens digitais têm aplicações tanto nos campos comercial e industrial como nos campos científico, pedagógico, lúdico, etc. Estas por sua vez, podem ser impressas em revistas, jornais, textos e livros, gravadas em suportes físicos, editadas e manipuladas através de programas informáticos e transmitidas pelas redes informáticas.
Cor é uma palavra que vem do latim color. Essa palavra chega ao latim a partir da raiz indo-europeia *kel-, que quer dizer “esconder” ou “encobrir”. Assim, colorir teria o significado literal de encobrir ou esconder usando cores. Na cor branca estão compreendidas as sete cores do espectro, sendo elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Também são essas as cores presentes em um arco-íris. Assim, as cores são percepções visuais que temos quando olhamos para os objetos, que sofrem algum tipo de iluminação, através de uma fonte de luz.
É possível dizer que os objetos não têm cor definida e sim que nós, a partir da visualização dos mesmos, obtemos uma informação de nosso cérebro sobre determinada cor.
A cor que percebemos é definida por fatores naturais ou físicos e está relacionada à fonte de luz sobre o objeto e a reação do mesmo. Quando essa fonte, que possuí todas as cores, atinge determinado objeto, ele reflete de volta as cores, porém aquela que não é refletida de volta é a que nós conseguiremos visualizar, sendo possível dizer que aquela é a cor do objeto.
É possível dizer que os objetos não têm cor definida e sim que nós, a partir da visualização dos mesmos, obtemos uma informação de nosso cérebro sobre determinada cor.
A cor que percebemos é definida por fatores naturais ou físicos e está relacionada à fonte de luz sobre o objeto e a reação do mesmo. Quando essa fonte, que possuí todas as cores, atinge determinado objeto, ele reflete de volta as cores, porém aquela que não é refletida de volta é a que nós conseguiremos visualizar, sendo possível dizer que aquela é a cor do objeto.
Visão escotópia - capta baixos níveis de luminosidade, ou seja, é sensível às suas alterações, mas não é sensível ao comprimento de onda, não detectando a cor. Este tipo de visão é utilizado durante a noite, ou estando em ambientes escuros depois de certo tempo, onde o olho passa a ser mais sensível às ''luzes azuis''. Os sensores utilizados pela visão escotópica são os bastonetes (células do olho humano que têm capacidade de reconhecer a luminosidade).
Visão fotópica - possibilita a visualização das cores e é utilizada durante o dia ou em níveis normais de luminosidade. Este tipo de visão só funciona para elevados níveis de luminosidade e é sensível ao comprimento de onda da luz visível. Os sensores utilizados pela visão fotópica são os cones, especialmente três tipos diferentes (células do olho humano que têm capacidade de reconhecer as cores).
Cones:
- 64% são do tipo vermelho
- 32% do tipo verde
- 2% do tipo azul
“A COR está presente em tudo o que observamos”
A Cor está presente em tudo o que observamos, desempenhando um papel essencial na perceção dos objetos através da presença da luz, conferindo realismo às imagens e às cenas visualizadas.
O realismo e a naturalidade do que é observado é tanto maior quanto maior for a fidelidade da reprodução da cor, que se obtêm a partir de modelos de cor corretos e precisos.
O conceito de cor está associado à perceção, pelo sistema de visão do ser humano, da luz emitida, difundida ou refletida pelos objetos, sendo considerada um atributo dos mesmos. A luz contém uma variedade de ondas eletromagnéticas com diferentes comprimentos de onda que constituem o espetro de luz visível do ser humano e estão associados a diferentes cores.
Utilização do sistema multimédia - Texto
As fontes tipográficas são conjuntos de caracteres que podem representar letras, números ou símbolos. São armazenadas em ficheiros de fonte que, posteriormente, podem ser visualizadas no ecrã e impressas. Existem dois tipos de fontes: as fontes bitmapped e as fontes escaladas.
Arial foi desenvolvida como uma fonte bitmapped por Robin Nicholas e Patricia Saunderes em 1982, no Reino Unido. A Arial é a forma padrão de um conjunto de fontes derivadas desta como Arial Bold, Arial Italic, etc. A Arial é conhecida entre os designers gráficos pela sua semelhança com a Helvética; no entanto, a Arial foi inspirada no desenho de uma outra fonte, a Akzidenz Grotesk, que posteriormente serviu de inspiração ao desenho da Helvética.
- As fontes bitmapped são guardadas como uma matrix de pixeis; dai ao serem ampliadas, perdem a sua qualidade. Estas fontes são criadas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica. Existem cinco fontes bitmapped: Courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.
- As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente, podendo ser interpretadas para qualquer tamanho. Estas fontes possuem informação para construir os seus contornos a partir de linhas e curvas, sendo estas preenchidas para apresentarem a aparência de formas contínuas. As várias fontes escaladas são: Type1, True Type e Open Type.
Os tipos de letra são representadas por nomes e classificados segundo certas famílias tipográficas. Designa-se por família tipográfica uma variedade de caracteres com características e detalhes semelhantes entre si. Helvética (Arial) e Times são as famílias tipográficas mais conhecidas.
Os tipos de letras podem apresentar serifa ou não:
- As letras com serifas contêm pequenos traços e prolongamentos situados no fim das extremidades destas como, por exemplo, a família Times, Estas fontes são principalmente utilizadas em blocos de texto, uma vez que as serifas tendem a guiar o olhar através do texto.
- Já a Helvética (Arial) representa a família das fontes sem serifa, que são utilizadas em títulos, pois chamam mais a atenção do leitor.
Nuvem De Palavras
fonte: https://wordart.com/create
Subscrever:
Mensagens (Atom)
FIM DE ANO!
Com a criação de uma aplicação no AppInventer nos despedimos de Aplicações Informáticas B e do secundário! Foi uma época de estudo e ...
-
Conceitos Básicos de Multimédia: É na tecnologia que a Multimédia assenta – graças à tecnologia a Multimédia pode ser experimenta...
-
Definição de Programação A programação é a arte de fazer com que o computador faça exactamente o que desejamos que ele faça. Ao nív...